Buscar

TGI- Parque Ettore Marangoni (2015)


RESUMO


O presente trabalho (2015) busca analisar e compreender os propósitos das intervenções de reabilitação urbana em áreas de vazios urbanos, para a qualificação do espaço público da cidade de Sorocaba, afim de implantar um projeto que englobe além das questões urbanas, conceitos de lazer no íntimo do seu significado e parques urbanos. Para isso foi utilizado no decorrer do processo metodologias como leituras para o embasamento teórico da proposta, analises e diagnósticos, com o intuito de ter uma melhor compreensão da região a ser trabalhada, analises projetuais, como referência de projetos e ideias já feitas ou pensadas por outros profissionais e observação do lugar e região, no modo como as pessoas utilizam os espaços hoje em dia. E a partir dos resultados obtidos através da metodologia foi elaborada a proposta do trabalho, que se baseia em um centro de lazer voltado a atender a população de uma forma geral, sem impor barreiras na utilização do equipamento, em conjunto com um parque urbano e linear que se desenvolve nas margens do rio Sorocaba, trazendo uma proposta sensorial de contato entre sociedade e natureza, compondo um cenário atípico das atuais cidades brasileiras.



PARQUE ETTORE MARANGONI


Reabilitação urbana é uma intervenção urbana que busca qualificar o espaço sem prejudicar a identidade cultural e histórica da região, e a partir desse preceito que se desenvolve o presente trabalho. Trata de uma reabilitação urbana em uma área ociosa de vazio urbano central da cidade de Sorocaba, tendo como elemento transformador a inserção de um espaço que mistura usos, e tem como fator principal o uso do lazer. Os problemas encontrados na região são dois, o primeiro é o vazio urbano produzido por uma antiga área fabril da cidade, que acaba gerando espaços ocioso e trazendo problemas sociais e espaciais para a área, já o segundo é a falta de incentivo ao lazer e a cultura que é dado para a cidade de Sorocaba.

A proposta é a introdução de três usos para a região: comercial, residencial e o cultural, onde a intenção de projeto está voltada para as áreas culturais. A área residencial já existe, logo, a proposta é ser mantida. A área comercial será implantada em uma parte do vazio urbano, onde será criado um eixo comercial. E na parte cultural será proposto um parque urbano, com áreas públicas e semi-públicas, e a continuação da mancha verde em um parque linear as margens do Rio Sorocaba com equipamentos urbanos e culturais, e junto a isso a implantação de um centro de lazer, para acesso de toda a população de forma gratuita. O programa se integra em todos os sentidos, pois há uma relação de dependência entre o parque e as oficinas, tanto no seu funcionamento e suas atividades quanto em sua manutenção e existência, afinal são complementares e dependem um do outro para existir.

Para se chegar a tal proposta foi analisado diversas obras e programas diferentes, e principalmente, foi observado quais eram as atividades que as pessoas gostavam de praticar, o que interessava a elas fazer em seus momentos de lazer, tanto em Sorocaba, como em qualquer outra cidade brasileira. Uma referência norteadora do projeto foi o Central Park de Nova York, por conta do seu programa livre e simples, porém que chamava as pessoas a visitar o espaço. A proposta de lazer para a pratica da cultura não é somente para descanso ou divertimento, mas também para aprendizado.

O objetivo central é mostrar como a arquitetura aliada ao planejamento urbano pode ser transformadora do espaço, neste caso, um espaço antes vazio e sem uso, com problemas sociais e de segurança, que será transformado em uma área pública, gerando uso e ocupação, fomentando a economia e melhorando a qualidade de vida da população, com um equipamento público e de qualidade, incentivando o aprendizado e oferecendo oportunidades a sociedade.



A apresentação foi no modelo de pranchas, a seguir.



Esse trabalho foi realizado para a obtenção do título de Arquiteta Urbanista à Paloma Bueno, da qual foi orientada pelo Ms. Arq.Tiago da Guia.

IREMOS AMAR TE ATENDER!

Copyright © 2019 Estudio Arquitete. Por Cerbero Comunicação & Design.