top of page
Buscar

Mármore, Granito, Granilite, Quartzo ou Dekton? Qual material usar em uma bancada de cozinha?



Na hora de projetar e decorar, é importante estar atento não só à beleza dos materiais, mas também às suas especificações técnicas e recomendações de melhores usos e durabilidade. E quando o assunto é a praticidade, qual revestimento o melhor material para escolher como acabamento da bancada da sua pia?

Quando é a hora de escolher a pia da cozinha, esses materiais apresentam diferenças bem importantes de se notar para conservar a durabilidade da sua bancada, já que essa área é muito utilizada para o preparo e o manuseio de alimentos e mantém grande contato com líquidos e produtos que podem ocasionar manchas.


GRANITO:

O granito é uma rocha mais dura, sendo que na escala que mede a dureza dos minerais – as unidades chamadas Mohs – ele é tido como um dos materiais mais resistentes para se usar em soluções domésticas, como na bancada da pia da cozinha, com menos probabilidade de rachaduras e manchas, é claro que ainda assim, ele requer um cuidado para sua durabilidade.

Normalmente, o granito é usado como piso em locais com amplo tráfego, como estações e saguões, e também pode ser usado em paredes, bancos e mesas. O limite para o uso do granito é a criatividade e, claro, sua estética de acordo com o estilo que o ambiente pede.

Na foto acima, o Granito Itaúnas.

Mármore:

O mármore é um mineral mais “mole” que o granito, isto é, apresenta um índice de dureza Mohs mais baixo, além de uma porosidade muito maior. Essa baixa resistência aliada à beleza do mármore em todas as suas variações visuais o torna extremamente valioso para obras de arte e detalhes na decoração.

Mas o que isso significa? É simples: por ter menor dureza que o granito, o mármore se deforma com mais facilidade, sendo indicado para as áreas nas quais não haja constante manipulação.

Além disso, o mármore mancha com facilidade na presença de materiais ácidos, como o limão, o vinagre, a laranja e produtos de limpeza. Ele também absorve a gordura com muita facilidade. O mármore não é uma boa opção para bancadas de cozinha.

Mármore Carrara.


Granilite:

O granilite consiste em uma base cimentícia (areia e água, cimento branco) onde são adicionados grânulos de minerais (quartzo, granito, mármore – este chamado também de marmorite, vidro, etc.). A técnica foi amplamente utilizada em meados do século passado e atualmente é uma das maiores tendências no mundo da arquitetura e do design (também chamado de Terrazzo no exterior). E o mais legal, não se deforma e não absorve água, então também é uma ótima opção para bancadas de cozinhas.

Granilites com várias pigmentações, com base branca.


Quartzo:

As bancadas de quartzo são fabricadas a partir de quartzo natural, um dos minerais mais duros encontrados na Terra, e pequenas quantidades de vidro ou partículas metálicas são acrescentadas para gerar variedade, resultando em lindas bancadas. Outra vantagem do quartzo é que é um material não poroso, sua textura não permite o crescimento de bactérias e é resistente a manchas, protegendo sua família e facilitando a limpeza da cozinha. Por esta razão, as bancadas de quartzo nunca precisam ser impermeabilizadas.

Além da durabilidade que o quartzo propicia, este material é bonito e a grande variedade de opções de cores sem dúvida vão chamar sua atenção. Há quase uma infinidade de opções, pois o quartzo varia desde tons naturais, como brancos, pretos e marrons, até outros tons, como dourados ou azuis. O desenho de uma bancada de quartzo não só traz personalidade para sua cozinha, como também oferece vantagens de desempenho que superam às de outros materiais tradicionais.

Quartzo Cinza

Dekton:

O Dekton é a grande novidade no mercado, e teve enorme destaque na CasaCor 2018/2019. Aquele que procuram tornar a sua cozinha num espaço único, encontrarão um produto para muito tempo. Acima de tudo porque permite instalações em peças de grande formato, sem cortes, sem uniões, sem limitações à beleza de uma superfície uniforme, podendo ser integrado de forma harmoniosa em muitos estilos de design diferentes.

Dekton é uma superfície limpa, de toque agradável, resistente a tudo o que ocorre habitualmente numa cozinha ao longo de anos de utilização. Um material ultrassofisticado para uma vida quotidiana intensa, capaz de criar espaços que permitem que a preparação dos alimentos se torne, dia após dia, na agradável experiência que antecede o prazer de partilhar as refeições com amigos ou família.

- Alta resistência às manchas;

- Alta resistência aos riscos;

- Máxima resistência ao fogo e ao calor;

- Alta estabilidade da cor;

- Alta resistência aos raios ultravioleta;

- Excelente resistência ao gelo e ao degelo;

- Reduzida absorção de água;

- Material incombustível;

- Alta resistência à abrasão.

Dekton Ópera e Dekton Sogne


Acho que já deu para ter uma noção bem legal, de qual material é apropriado para uma bancada né? E aí, conta para a gente o que vocês acharam dessa dica?


Por: Caroline Cunha - Arquiteta Urbanista, e Designer de Interiores.


Fontes e fotos:






Posts recentes

Ver tudo
bottom of page