top of page
Buscar

Qual a diferença entre o piso Laminado e o piso Vinílico?


Muitos clientes chegam sempre com essa pergunta aqui em nosso escritório: Qual a diferença entre o piso laminado e o piso vinílico? E é super normal surgir essa dúvida na hora de fazer a escolha do acabamento! Então por isso com a ajuda do pessoal da Quartzolit, hoje vamos tirar essa dúvida de vocês!

Os pisos podem ser uma das principais características de qualquer ambiente, deixando-os mais modernos, aconchegantes ou clean. Um investimento em um novo piso também é uma ótima maneira de renovar um espaço e agregar novos benefícios sem precisar de uma reforma completa.

Duas opções que vêm conquistado um espaço nos lares brasileiros são os pisos vinílicos e laminados, parecidos visualmente, mas com grandes diferenças que podem impactar a instalação e a rotina. Vamos conhecer melhor essas duas opções?


O que é o piso laminado?

Para facilitar a compreensão entre as diferenças entre o piso laminado e o piso vinílico, vamos primeiro olhar para as características de cada uma dessas opções de revestimento.

O piso laminado é produzido a partir de HDF, um painel de madeira de alta densidade com um tipo de adesivo para dar um melhor acabamento à instalação sem grandes investimentos de tempo.

Também há a opção do piso clicado, que é instalado a partir de réguas encaixadas umas nas outras por meio de um “click”.

Ele oferece um aspecto estético e térmico semelhante ao da madeira, com o diferencial de ser consideravelmente mais econômico. Contudo, assim como nos pisos de madeira, é fundamental tomar cuidados parecidos para evitar riscos que prejudicam a aparência do material.


O que é o piso vinílico?

Produzido a partir do PVC, um plástico também conhecido como vinil, o piso vinílico também oferece opções de encaixe e de cola na instalação.

Seu material garante resistência e alta durabilidade, além de oferecer um bom desempenho acústico e térmico. Ou seja, é o revestimento perfeito para praticamente todos os ambientes internos.

Inclusive, ele é uma ótima opção para quartos de crianças, já que ele proporciona um acabamento bem macio com conforto térmico e estético por um preço reduzido.

O piso vinílico pode ser instalado sobre cerâmica, porcelanato e cimento queimado. Mas lembre-se: todas essas superfícies devem ser impermeabilizadas, reguladas e niveladas antes do processo.


Como é feita a instalação do piso vinílico?

Enquanto o piso laminado permite imperfeições de até 3 milímetros, o piso vinílico pede um contrapiso totalmente nivelado para uma instalação de sucesso. Para regularizar e nivelar pisos residenciais e comerciais em áreas internas e externas, com tráfego leve, você pode usar o contrapiso pronto quartzolit.

Isso não significa que a instalação será muito mais complicada que a do piso laminado. Entretanto, ele também pedirá a aplicação do nivela rápido quartzolit antes da instalação do revestimento.

A Quartzolit também oferece no seu catálogo os adesivos para pisos vinílicos quartzolit, um colante acrílico para instalação de pisos vinílicos em mantas, placas e réguas. Com essas soluções, toda a instalação pode ser feita em menos de 24 horas.


Quais são as diferenças entre piso laminado e piso vinílico?

Agora que já pudemos conhecer melhor as diferenças e similaridades entre os pisos laminados e vinílicos, vamos revisar todos os benefícios que cada um dos revestimentos pode oferecer à sua obra?

Benefícios do piso laminado:

  • Excelente sensação térmica;

  • Baixa manutenção;

  • Ótima durabilidade;

  • Instalação rápida e limpa;

  • Várias opções de cores e acabamentos.

Benefícios do piso vinílico:

  • Confortável ao pisar;

  • Excelente sensação térmica;

  • Baixa manutenção;

  • Ótima durabilidade;

  • Maior conforto acústico;

  • Instalação fácil;

  • Várias opções de cores e acabamentos.

Veja abaixo um comparativo:

Legal né? Agora com todas essas dicas, você pode escolher o que melhor se adequa a sua obra!

Gostou dessa dica? Compartilhe com mais pessoas! E até a próxima!


Fonte: https://www.quartzolit.weber/blog/diferenca-entre-piso-laminado-e-vinilico



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page