top of page
Buscar

Top 10 mulheres ícones da Arquitetura e Urbanismo desse mundão – Especial dia das Mulheres!

Atualizado: 26 de abr. de 2019


1 - Lina Bo Bardi

À esquerda: SESC Pompeia, São Paulo, Brasil; Imagens através do ArchDaily.

Lina Bo Bardi (1914 – 1992) é um dos nomes mais importantes na Arquitetura brasileira, de origem italiana mais conhecido por seu uso expressivo de materiais e sua exploração ao longo da vida das possibilidades sociais de design. Sua sensibilidade única foi a sua expressão mais completa em sua obra-prima de 1982, o SESC Pompeia. Uma fábrica convertida com passagens aéreas e vigias assimétricas no lugar das janelas. Não há outro prédio como esta “fábrica centro de lazer”, que vale a pena ser visitada na cidade de São Paulo.

Outra obra icônica desta de Lina é o MASP, situado na Avenida Paulista, um dos principais cartões postais da maior metrópole da América Latina com um ousado e gigantesco vão.


2 - Odile Decq

À esquerda: “Phantom Restaurant, Opera Garnier,” Paris, França; Imagens via Studio Odile Decq e dezeen.


Odile Decq é uma arquiteta cujo trabalho fala para a imaginação. O seu “Phantom Restaurant” na célebre Ópera Garnier de Paris é um estudo em temporalidades colidindo, com formas biomórficas vermelhas e brancas que desafiam o teto abobadado das artes da ópera. Como qualquer bom fã de ópera sabe, no entanto, um conflito pode ser harmonioso. No “Phantom Restaurant”, estilos antigos e novos participam de uma espécie de dança que aumenta o drama de cada um. Na verdade, a ousadia é uma pedra angular do conjunto de trabalho de Decq, que oferece uma forte repreensão à ideia de que a elegância é definida pela moderação.


3 - Jane Jocobs

À direita: a morte e a vida das grandes cidades americanas ; Imagens via Wikipedia e Textosa


Se uma biblioteca contém apenas um livro sobre o planejamento urbano, as chances são de que seja o clássico de Jane Jacobs, de 1961, a morte e a vida das grandes cidades americanas. Jacobs resistiu à tendência para a “renovação urbana” e celebrou a funcionalidade dos bairros que foram autorizados a se desenvolver espontaneamente. “As cidades têm a capacidade de fornecer algo para todos, só porque, e somente quando, são criados por todos”, escreveu ela. A sra. Jacobs faleceu em 2006.


4 - Zaha Hadid

À esquerda: Heydar Aliyev Center, Baku, Azerbaijão; Imagens via designboom e Wired


Quando Zaha Hadid faleceu em 2016, ela era uma das arquitetas mais conhecidas e mais queridas do mundo. Seu trabalho, com suas linhas ousadas e sua expressividade escultural, é poderoso o suficiente para transformar alguém em um fã de arquitetura. A visão única de Hadid permitiu-lhe empurrar as tecnologias digitais e visuais para seus potenciais completos. Uma das poucas que conseguiu criar edifícios que podem ser descritos como transformadores.


5 - Denise Scott Brown

À direita: Edifício do Capitólio da VSBA, Toulouse, França, foto de Matt Wargo ; Imagens via designboom e Architizer


Arquiteta inovadora, cônjuge de Robert Venturi – com quem fundou a empresa Venturi, Scott Brown e Associados – Denise é um verdadeiro ícone americano. Em 2015, Denise e seu marido foram ganhadores do A + Lifetime Achievement Award do Architizer . Uma escolha adequada, também, já que este par fez mais para moldar o que conhecemos como “Pós-modernismo” do que praticamente qualquer outra equipe criativa. “Não há uma concepção imaculada de idéias”, disse Denise ao Architizer em uma entrevista realizada em conjunto com o prêmio. “A colaboração é a verdade da arquitetura”.


6 - Beatriz Colomina

À esquerda: Privacidade e Publicidade , uma das obras críticas mais conhecidas de Beatriz Colomina, e Sexualidade e Espaço , uma antologia de escritos sobre arquitetura editada por Colomina; Imagens através da Universidade de Princeton e Archinect


Uma das principais historiadoras de arquitetura do mundo, a pesquisa de Colomina centra-se na relação entre arquitetura e mídia. Seu interesse em ligar a arquitetura a outras disciplinas tem sido verdadeiramente transformador para a Escola de Arquitetura da Universidade de Princeton, onde fundou o programa de graduação “Media and Modernity” (mídia e modernidade) da escola. “Arquitetura moderna”, escreveu uma vez, “só se torna moderna com seu envolvimento com a mídia”. Seu trabalho é uma leitura obrigatória para qualquer pessoa interessada na relevância da arquitetura para questões mais amplas de modernidade.


7 - Ray Eames

À direita: a Casa Eames, Pacific Palisades , Califórnia; Imagens via Daniella On Design e Living Edge


Junto com seu marido, Charles Eames (1907 – 1978), Ray Eames (1912 – 1988) definiu o bem-estar modernista para uma geração de americanos. Além da cadeira de estar Eames Eames, a dupla é conhecida por construir a Casa Eames em Los Angeles, totalmente fora de peças de aço pré-fabricadas destinadas à construção industrial. O prédio, que serviria de lar e estúdio do casal por décadas, foi completado em dias, levando ideias de durabilidade sobre eficiência e qualidade.


8 - Sharon Johnston

À esquerda: Casa Vault, Oxnard, Califórnia; Imagens via ArchDaily e @slj_lee no Twitter

Uma das principais alegrias da leitura de blogs e sites de arquitetura como esse é imaginar-se habitando casas fantásticas e de outro mundo. Sharon Johnston e seu escritório, Johnston Marklee , estão profundamente conscientes desse relacionamento entre arquitetura e fantasia. Uma e outra vez, eles criam estruturas como a Casa Vault em Oxnard, Califórnia: edifícios que são brincalhões, elegantes e parecem pertencer mais ao futuro do que o presente.


9 - Marion Mahony Griffin

À esquerda: proposta de Marion Mahony Griffin para a cidade planejada de Canberra, a capital australiana; à direita: Mahony Griffin com seu marido e colaborador, Walter Burley Griffin; Imagens via Australian Design Review e The Canberra Times


Há pioneiros e, depois, há Marion Mahony Griffin (1871 – 1961), uma das primeiras arquitetas licenciadas do mundo. Como membro fundadora da escola de pradaria, Mahony Griffin trabalhou com Frank Lloyd Wright e Walter Burley Griffin, a quem mais tarde se casaria. Com Burley Griffin, ela ajudou a planejar a cidade de Canberra , capital da Austrália, de acordo com os princípios de design da escola de pradaria.


10 - Sharon Davis

À direita: Centro de Oportunidades da Mulher em Kayonza, Ruanda; Imagens via Architizer e Pinterest

A arquitetura é uma segunda carreira para Sharon Davis, que mudou de marcha depois de muitos anos trabalhando em finanças. No entanto, uma vez que seu diploma estava na mão, Davis não perdeu tempo fazendo um nome para si mesma. Seu primeiro grande projeto foi o amplamente aclamado Women’s Opportunity Center (Centro de Oportunidades para Mulheres) em Ruanda. Em uma reportagem sobre o projeto, foi que ela teve de enfrentar mais do que a falta de um local de encontro seguro para mulheres de Ruanda – que também teve que criar oportunidades econômicas e uma infra-estrutura social sólida.

O esquema que Davis desenvolveu é funcional e confortável: um campus que inclui um mercado de fazendeiros, jardins, residências convidadas e espaço comunitário, todos organizados em uma formação circular. Certamente, ele depende da visão de transformação delineada por Davis em seu terreno, que afirma o objetivo da empresa de “projetar edifícios extraordinários que alterem o futuro das comunidades”.


Por: Caroline Cunha


Fonte: http://44arquitetura.com.br/2017/08/de-zaha-mulheres-arquitetas/

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page